Quantas perguntas?

...são necessárias para se chegar a uma resposta?

7.12.06

Faça um pedido

Aqui estou eu de novo, sentado na frente do computador com algumas coisas por fazer e sem fazer nenhuma delas. Mas tranqüilo, não estou remoendo nada por hora.
Me pergunto se daqui a dois ou três anos, olhando para esse período obsucro da miha vida, vou poder entender o processo que me trouxe aqui. Será? Sei que estou longe de encontrar respostas, mas ainda assim acredito que esteja no caminho. Afinal, alguém aí sabe o que eu quero? Pois é, uma pena...

Estava lendo esse conto sobre uma fada nada ortodoxo, que distribuía desejos sem um critérios de seleção compreensível, e ainda por sima sujeitos a regras bem restritoras (nada de amor, dinheiro, imortalidade ou saúde). Segundo ela própria o pedido mais pedido (!) era fama, seguido por uma máquina de lavar roupa. Nada ortodoxo.

O ponto da tal fadinha, na história, era uma mistura de "cuidado com o que deseja" e "todos são idiotas". Uma idéia interessante, pois não havia como sair 100% satisfeito com um desejo. Refraseando: se você quer algo bem feito, faça você mesmo.

Agora que eu estou responsável pelo horóscopo no jornal O Sul, vejo que ele haje como uma verdadeira tábua de salvação. Você lê o seu horóscopo e pronto. Se estava a tempos sem coragem para fazer algo de importante que se encaixa, mesmo de leve, com as generalidades diárias da seção, você acaba de ganhar o ânimo para realizá-lo. Se, ao longo do dia, fizer alguma cagada condizente com os astros, pode pôr a culpa neles. E se sua vida continuar uma mesmice, medíocre como nos amanheceres anteriores, sempre poderá dizer que eles não estavam favoráveis à mudança que queria empreender.

A fada e o horóscopo são dois extremos do meu dia-a-dia. Ironicamente, a ficção faeria corresponde à parte mais séria da minha visão de mundo. É a certeza de que, por mais fantasia e magia que a gente consiga visualizar nas coisas, a ação e o movimento introspectivo são os únicos que podem gerar uma mudança verdadeira. Pelo outro lado, a realidade diária do horóscopo é a prova de que o homem (talvez não os indivíduos, mas a espécie como um todo) ainda depende de forças externas ou de casualidades quaisqueres para colocar-se em movimento - ou seja, adeus ilusão de auto-suficiência, pois raros são os que conseguem se prover com o alimento para seus sonhos, quem dirá para novos sonhos.

Não vou reler o que escrevi, publico assim mesmo (como de praxe). Se não tiver conseguido passar a minha opinião direito, por favor, me avisem. Daí eu completo eventuais lacunas. Mas por hora deixo a pergunta:

Qual seria o seu desejo, seguindo as regras da fada? Seja honesto consigo mesmo, e lembre-se que não dá para pedir nada mais caro do que a máquina de lavar.

5 Comments:

At sexta-feira, dezembro 08, 2006 2:43:00 AM, Anonymous Anônimo said...

tche, espero q tua chefa n sabia dest teu blog, senão tu ta no olho da rua no dia seguinte hehehehe.q feio fazendo propaganda contra teu emprego.Alva eu estive pensando, se uma pessoa q n te conhece, e lesse teu blog ela ia ter certeza q tu sofre de depressão, depois de peru, e antes de peru, só tem tristeza aqui...Bem, eu sei q a pergunta da fada é retórica, mas vou escrever assim mesmo aqui o q eu pediria, tem mais graça né?eu pediria jogos de futz e cevas para jogar e beber com meus melhores amigos! e tu estaria lácerto, e no meu time!abração cara
italo o luco

 
At sexta-feira, dezembro 08, 2006 2:45:00 AM, Anonymous Anônimo said...

bem, segui teu exemplo de escrever e n revisar, e pode ver q eu sou fisíco mesmo...desculpe o anafalabestismo.
italo o louco

 
At quinta-feira, dezembro 14, 2006 7:39:00 PM, Blogger Paula Pereira said...

Amoreeee! Tu sabe que teu porto seguro sou eu heheheh Calma que eu já tô chegando na área pra matar a saudade e te ajudar a resolver as dúvidas desse menino confuso. Dia 2 tô aí. Esvazia a agenda que eu não quero concorrência heheheh

Discordo de coisas, algumas coisas, que tu diz como "se você quer algo bem feito, faça você mesmo". Te provo o contrário com uma conversinha sobre vantagens do outsourcing, mas isso é coisa que vou deixar pra fazer ao vivo, até porque tu é confuso, mas é uma delícia discutir contigo.

Por ora, meus conselhos são breves e até clichês: Dias melhores virão. Não faça tempestade em copo d´água, as coisas podem ser muito mais simples do que tu pensa. Chegando aí eu desenvolvo heheheh Bjus!

 
At segunda-feira, dezembro 25, 2006 3:04:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Ta bem, 3 da manhã da noite de natal, sento aqui na frente do pc no cu do mundo (encantado), para ler alguma coisa interessante tua, e nada, essa porra de blog q tu n escreveu nada.Bem vou fazer minha boa ação, se tu colocar no google, ' quantas perguntas' teu blog é o terceiro ou quarto item q aparece.N sei se a ordem é por bixisse ou alguma coisa do genero, mas pelo menos o google tem bom gosto.Bem, eu to aqui por mera desilusão, (acho q ando apaixonado)(quando li isso de novo percebi, q veadice, n por ti, mas por uma guria loira linda q ta a mais de 300 km de mim), então pensei na tua figura ilustrativa (essa porra de blog) e decidi deixar isso escrito.Lembrei de ti no meu natal e queria conversar contigo, já q n ia te incomodar ligando as 3 da matina usei essas linhas toscas mesmo.Bem feliz natal, e te dou um pau federal no futz de quarta.
ps: se eu n bati o recorde de palavrões nessa mensagem prometo me esforçar para no próximo conseguir!!!
abração cara
italo o louco

 
At segunda-feira, dezembro 25, 2006 12:44:00 PM, Blogger Álvaro Lima said...

Porra Italo, tem mais três posts depois desse e tu fica reclamando que eu não escrevi nada novo???? Ou tu ta ficando cego ou deveras louco...

 

Postar um comentário

<< Home