Quantas perguntas?

...são necessárias para se chegar a uma resposta?

1.10.06

Últimos dias

Estou agora na reta final da minha viagem, que no final das contas me pareceu bem mais curta do que eu imaginei. Estou etrando nos "últimos dias" (só tenho mais três), mas aproveito pra falar dos últimos dias (desde o meu último post, na quarta, eu acho).

Estava decidido a passar mais do que um dia no Vale Sagrado (regiaum que se extende, aproximadamente, entre Cuzco e MP). O tur pelas cidades principais do vale saia por cerca de 10 sólares e era uma correria, entaum decidi preparar a mochila prum roteiro light, deixei o dispensável em Cuzco e fui para Pisaq, primeiro vilarejo da lista. Peguei o transporte peruano normal, por 2.2 soles, e cheguei lá cerca de 8h30 da manhan. Como naum fiz o passeio com agencia, subi toda a montanha e desci por conta, acompanhado de um muambeiro que fez as vezes de guia por 5 soles. 8h30 é realmente cedo para o turismo: naum havia ninguém fizcalisando a entrada e o tal muambeiro (que se chamava Quencin ou Quentin) estava subindo para chegar às ruínas antes dos turistas. Realmente aproveitei, pois na maior parte do trajeto naum havia ninguém, e as excursoes só apareceram qd eu estva indo embora.

De lá fui para uma cidadezinha chamada Yucay, onde, tristemente, o lugar que eu queria visitar estava fechado. Fiquei cerca de 30 minutos no sol antes de pegar o próximo ônibus para Ollantaythambo (na verdade, Urubamba, de onde rachei um taxi com uns israelenses e uma norte-ameriana). Ollantaythambo estava inclusa no Boleto Turistico, e para alguns era considerada a ruína mais bela. Naum gostei tanto asssim... tinha muita gente e me senti em meio a um formigueiro.

Esperava passar a noite por lá, mas descobri q o francês que havia conhecido um dia antes, chamado Laurent, estava de passagem comprada para MP. Aproveitei a companhia (e o fato de que teria alguém com quem rachar um quarto) e fui junto com ele e a norte-americana, chamada Alexa, para o taum esperado santuário.

Após uma noite bem dormida, levantei às 5h para subir a pé até as as ruínas. Acabei tomando o ônibus, um pouco por comodidade e pelo fato de que a subida levaria uma hora, e eu qeia estar lá muto cedo. Bom, deixo a narraçaum do meu dia em Machu Picchu para depois, ao vivo e a cores, mas adianto que foi sensacional. Minhas pernas ainda doem!

No dia seguinte, após pegar um trêm às 5h45 da manhan, voltei a Ollantaythambo e, de lá fui com um israeliense chamado Nadaw até o povoado de Maras. A partir de lá tomamos um coletivo até Moray, um lugar onde os incas experimentavam diferentes posiçoes solares e altitudes para plantar alimentos. Bem interessante, mas para quem tinha visto MP no dia anterior parecia pouca coisa. De lá fomos às Salineras de Maras, um lugar onde se extrai sal. Esse sim foi fantástico! De um lado da montanha corre um rio salgado, parar extrair o sal, eles construiram centenas de piscinas com pouco mais de 6m quadrados. Eles enchem as piscinas com a água do rio e deixam secar - um processo lento, pouco lucrativo, que eles compensam cobrando entrada dos turistas... MAs a visaum daquelas piscinas é sensacional!

Hj vou tentar ir a um festival de Cuy, uma espécie de porquinho da índia que todo mundo por aqui diz ser delicioso. Só falta descobrir onde eh esse tal festival! Me desejem sorte e lembrem que eu volto no dia 5 (mas como trabalho já no 6, vou ter de me esconder um pouco para descansar no tempo que me resta). Abraços a todos, e sem recados pessoais dessa vez pra naum magoar ninguém!

2 Comments:

At domingo, outubro 01, 2006 12:32:00 PM, Anonymous Anônimo said...

Meio estranha essa última etapa... o postado dia 27 só veio a aparecer hoje... e olha que eu fico visitando com freqüência :)Viste que deu terremoto em Arequipa? Te cuida!!!!
A foto ficou ótima!!!
Bj da Ve.

 
At domingo, outubro 01, 2006 11:37:00 PM, Blogger lu castilhos said...

hihihihihi.

tá, a gente vai deixar tu te esconder um pouquinho.

;)

 

Postar um comentário

<< Home