Quantas perguntas?

...são necessárias para se chegar a uma resposta?

17.7.06

breve narrativa

Liguei pra mais de uma dezena de imobiliárias e corretores desde que começei a minha caçada por um apartamento. Agora o relógio tá apertado, vou me mudar em duas semanas e ainda não comprei nada. Aparaentemente, vou voltar pra baixo da asa da minha mãe-coruja e continuar procurando por alguns meses... Mas deixemos os fatos de lado e prossigamos com uma breve narrativa.

Quem já tentou comprar apartamento sabe que corretor é um bicho chato, muito chato. Você liga pra perguntar um preço ou a localização de um ap, quantos m² tem o tal do cubículo e em que andar fica, enfim, esse montaréu de coisas que os anúncios sempre dão pela metade, seja por questões de preço e espaço. Como ia dizendo, você liga pra imobiliária para fazer duas ou três perguntas e lá vai o tal do corretor de pedir nome, telefone e rg! Não quero e não dô, responde o seu interlocutor com ênfase! Eles ficam meio sem jeito, pensam que a abordagem direta não falha (eu mesmo caí na conversa deles umas quantas vezes antes de me irritar com o contra-interrogatório), e daí se fazem de queridos pra perguntar se tu precisa de financiamento e blá, blá, blá... O pior é quando se dipõem, gentilmente, ao tal "aconselhamento técnico". Quem diabos vai querer conselhos de alguém que quer vender um imóvel, e ainda por cima tirar 6% do valor total da compra??? Tem gente que não se manca, mas até agora só peguei um corretor camarada. É que a venda não era dele, ele tava cubrindo o horário de um amigo. Me mostrou o imóvel, deu o cartão e disse que dava pra baixar o preço. Respondeu especificamente a todas as minhas perguntas e nem me encheu o saco tentando marcar mais meia dúzias de visitas a versões fac-similes do apartamento. Fui pra casa tranquilo e quase comprei aquela birosca...

Só para constar, o Anibal me ligou e passa bem. Ainda não foi dessa vez...