Quantas perguntas?

...são necessárias para se chegar a uma resposta?

21.8.06

explicando o último post

A idéia do texto anterior, que me saiu por desforra, está involuntariamente relacionada à estruturação lacaniana do Eu e à idéia de construção do Ego na figura do outro (o "pequeno outro"). Apesar de que, numa aproximação Winnicotiana, o "outro" pode ser apontado como a mãe, ou ainda o seio da mãe, essa identificação muda conforme a perspectiva do psicanalista (Freud, por exemplo, identificava vários outros, numa relação inter-subjetiva mais complexa entre o indivíduo, o pai e a mãe). Para Lacan, o outro é o simbólico, e o simbólico é todo o sentido que conseguimos extrair do mundo. O imaginário, fruto dessa extração e do pouco que sobra da nossa essência, precisaria ser "filtrado", despido da nossa mente até onde for possível, pois só assim poderíamos recuperar o que realmente nos faria feliz: desejos e impulsos que pertencem a essa mesma essência, a verdade guardada por aquele que Jung aponta como o "Grande Irmão" de certas culturas indígenas.

Para Lacan, isso só é possível através da linguagem, da reconstrução dos próprios processos de significação graças ao diálogo com o "grande outro". Essa figura externa, para L. e conforme a perspectiva freudiana, é o pai. Na minha é uma imensa incógnita escondida em algum lugar no mundo. Agora não sei dizer exatamento quem ou o que, mas vou continuar tentando até descobrir...

4 Comments:

At terça-feira, agosto 22, 2006 5:47:00 PM, Blogger lu castilhos said...

aquele seminário de psicologia já aconteceu? hehehehehe.

somos todos loucos, uns mais outros menos. eu ainda não sei onde me encaixar.

escuta, não respondeu o que te perguntei!!

 
At quarta-feira, agosto 23, 2006 3:03:00 AM, Blogger Álvaro Lima said...

Recebi as fotos, mas depois conto porque não respondi... O seminário, por sinal, começou ontem: depois do texto, antes da explicação.

 
At quarta-feira, agosto 23, 2006 11:44:00 PM, Blogger lu castilhos said...

hmmm, entendes que eu tô com dor de estômago??
tá, não é por isto, mas oh, eu sou curiosa hehe. mas vale, pq eu sou jornalista hehe.

:)

 
At quinta-feira, agosto 24, 2006 10:12:00 AM, Blogger Deza said...

Álvaro! Saudade de ti e das tuas divagacoes filosóficas... no dia em que tu descobrir qual o sentido dessa vida louca, por favor me conta. Enquanto isso leio teu blog e me sinto mais perto de ti... já contei pra Lu, é possível que eu vá ao Brasil no final do ano; se isso acontecer, vamos todos nos reunir e relembrar os velhos tempos!(nossa, parece uma idosa) Miss you very, very much. Beijos da Deza

 

Postar um comentário

<< Home