Quantas perguntas?

...são necessárias para se chegar a uma resposta?

16.1.07

Pé na Jaca

Cheguei em casa às 21h. Meu pai, recém regresso do futebol, está falando no telefone com o meu tio Rogério. Ao desligar, me avisa que o meu tio ficou de passar aqui, e que eles iam dar uma volta para roubar jacas. É, roubar jacas...

A história foi a seguinte. Dois funcionários da firma onde meu tio trabalha, responsáveis pelas entregas, apareceram com duas belas jacas. Meu tio percebeu que ainda conservavam as folhas, e perguntou onde eles às haviam comprado.

- Não compramos. A gente pegou na rua. Tinha umas deeeeeesse tamanho. E amanhã vamos passar lá com uma escada para pegar as grandes.

Ele sabia onde a entrega havia sido feita, e não resistiu. Ligou para o meu pai e pediu umas ferramentas de jardinagem, em específico uma tesoura telescópica, usada para cortar galhos mais afastados com precisão. Passou aqui às 22h15min.

Fomos os três juntos atrás do pé de jaca, noite caída, dentro de um fusca em estado terminal. Após chegar na rua e no número indicado, ainda levamos 10 minutos para encontrar a árvore no escuro. Por fim, descobrimos que ela ficava em frente a uma garagem, e que sair escalando incógnitos seria impossível.

Meu tio perguntou se o garagista se incomodava que pegássemos uma jaca.

- Não! Se conseguir alcançar pode levar.

Fora dada a largada. Meu pai e meu tio, em trajes de paisana, rondaram o gigantesco pé de jaca. O apoio mais baixo ficava a quase dois metros de altura, e a jaca que valhia a pena a pelo menos três. Me apressei e tentei a escalada. Meu pai me ofereceu um apoio, meu tiu ajudou com o ombro e, quando me dei conta, estava sentado em um galho a dois metros e meio de altura, diante de uma jaca de quase dez quilos, em meio ao bairro Chácara das Pedras, Porto Alegre-RS.

A operação de retirada ocorreu sem problemas. Algumas pessoas passaram pela rua, o garagista ficou vendo e dando risada. Eu consegui tirar a jaca e descé-la lentamente até as mãos do meu pai. Daí ele me passou o treco para eu tirar uma segunda, um pouco menor e mais alta. Ela caiu três metros e meio em direção ao chão, e sequer ficou rachada. Sucesso duplo.

Me sujei, e descobri duas coisas sobre pés de jaca: em primeiro lugar, a casca da árvore provoca alergia, e por causa disso meus braços estão vermelhos e com uma bolhinhas esquisitas... É mole? Em segundo, a seiva é extremamente grudenta. Vira uma espécie de cola depois que seca, e mesmo tomando banho não consegui tirar toda do meu braço. Péssimo. Em compensação, podem ter certeza. Valeu a pena.